terça-feira, 15 de setembro de 2009

O desejo de sabedoria e a Paidéia justa em Platão



O desejo de sabedoria e a Paidéia justa em Platão



Pedro Angelo Pagni e Divino José da Silva






    PLATÃO
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Platão nasceu em Atenas, em 427ª.C, e morreu em 347 a.C.

Recebeu a educação clássica dos jovens atenienses, sendo preparado fisicamente para os jogos e para a guerra.Freqüentou os sofistas para adquirir habilidades retóricas.
Tornou se discípulo de Sócrates.Ao seguir a filosofia socrática e ao tentar amplia lá, Platão questiona a formação aristocrática que recebeu os modos de vida ao qual estava submetido.Sócrates marcou profundamente a vida e a educação do discípulo Platão a ponto de se tornar personagem principal das suas obras.
O pensamento de Sócrates se confunde com a própria obra de Platão. Platão apresenta Sócrates em sua obra ora como mestre ora como personagem.

Da herança Socrática ao desejo de sabedoria Platônica

Com Sócrates se inicia a consolidação da filosofia como reflexão sistemática sobre o agir humano, a possibilidade de construir um Estado a partir de uma ordenação racional.O pensamento platônico se concentra sobre esses aspectos.A filosofia platônica confirma e amplia as pretensões da filosofia socrática, que é de ser uma Paidéia que aspira resolver o problema da Educação do Homem em que postula para si o direito de decidi-la.Assim como Sócrates, Platão põe em relevo o desejo à sabedoria como condição para a liberação do homem da ignorância e para a constituição de uma cidade ou de um Estado justo.Platão procura chegar ao conhecimento do valor absoluto que Sócrates buscava e por meio dele, restituir à ciência e a vida uma unidade perdida.A filosofia e a pedagogia platônicas haviam sido derrotas pelos gregos. Platão não desiste de esboçar uma filosofia e uma pedagogia que se contraponham à decadência política, ética e educativa grega.


O Estado Justo e o Homem virtuoso como ideais da Paidéia Platônica


Platão tem consciência de que a reforma moral e política de Atenas demanda uma redefinição da justiça.O verdadeiro significado da justiça a define a partir de homem virtuoso e do ideal de cidade justa.Para ele, a cidade ideal seria aquela constituída de três estratos, a saber: o dos artesões ou trabalhadores; o dos guardiões ou sentinelas; o dos magistrados ou governantes; em que todos viveriam em perfeita harmonia.
A ética consiste em dominar a alma aperititiva ou concupiscente pela razão.O não submeti mento da alma racional a esferas inferiores seria, assim, condição para que o homem se tornasse virtuoso e a virtude fosse um conhecimento de si.Para Platão, o desenvolvimento das virtudes de cada cidadão respeitando sua natureza, deveria ocorrer no sentido de contemplar as qualidades exigidas para o bom funcionamento do estado justo. Isso ocorreria, segundo ele por intermédio da reforma da cultura e da Educação de seu tempo, tendo em vista a constituição da Paidéia justa.A nova educação dependera do valor de conhecimento.Platão tomara como problema a formação daqueles capazes de educar a própria cidade.Por essa razão, a sua preocupação estaria em educar os indivíduos para a justiça, mesmo reconhecendo que há muitas formas de esse educador se desviar dessa meta.
O Caminho da Reflexão Filosófica e da Constituição da Paidéia Justa

Platão afirma que sua reflexão filosófica segue um caminho próprio, baseado numa teoria do conhecimento. Ele o denomina de dialética e o interpreta como o processo de ascese do conhecimento do mundo sensível, em que este se processa apenas como opinião, para o mundo inteligível, em que se alcança o conhecimento da ciência .Entende se por dialética ainda , o produto do pensamento que ,pela intuição intelectual,contempla as idéias verdadeiras e , entre elas, a idéia de sumo Bem ,por meio do qual o sábio filosofo e o Estado deveriam orientar a conduta, a ética e a política .

Paidéia platônica
O seu concito Maximo é o de Bem, Belo e Justo.São as categorias as quais o seu pensamento se refere e que compõe a base de todo o seu sistema.O Bem para ele é o fim ,o ultimo que o homem busca, é a virtude máxima,é o Absoluto.O belo é a Realização.Justiça ,é o elemento ordenador da desordem possibilitando assim, uma harmonia na busca do Bem.Assim ,a Justiça é como o Belo e o Bom, é uma derivação da busca pelo Bem Absoluto.Em Platão o conhecimento é visto como a busca pelo saber, ou seja, esta atitude é um ato de amor, não um amor qualquer, mas um amor à sabedoria, onde o saber filosófico, na verdade,é uma negação de se saber que sabe, provocando assim, um continuo desejo de saber mais.


O que significa para Platão a Paidéia, ou seja, a formação do homem:


Para Platão, o homem deve ser educado não em uma única disciplina ou forma de pensamento, ele deve ser educado num contexto mais amplo, onde através do exercício da arte, justiça,beleza,Política,cultura,etc.,o homem possa purificar sua alma e caminhar rumo a direção do Bem.Desta maneira,o homem é um ser de varias dimensões que somente são incorporadas e entendidas quando ele as vive na pratica , construindo para si um caráter social e intelectual que conduz a Justiça,Beleza e Bondade que culminaram no Bem Absoluto.Para ele o único homem que alcançou este bem foi Sócrates.

http://http://www.hottopos.com/videtur18/gilda.htm

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